A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Manejo Integrado de Pragas: entenda tudo sobre!

Manejo Integrado de Pragas

O Manejo Integrado de Pragas tem sido muito útil contra ameaças fitossanitárias e na promoção da sustentabilidade da produção agrícola. No nosso país, essas ameaças se encontram cada vez mais presentes nas lavouras. Mas, combatê-las sem causar danos maiores é possível!

No conteúdo de hoje, vamos te explicar tudo sobre essa técnica! Boa leitura:

O que é Manejo Integrado de Pragas?

Também conhecido como MIP, o Manejo Integrado de Pragas nada mais é do que um controle de medidas que tem como objetivo principal manter as pragas abaixo do nível de dano econômico (NDE).

Assim, as medidas são aplicadas no momento em que a densidade nacional das pragas atinge o nível de controle (NC).

Desde o ano de 1960, a comunidade científica instituiu que quando a população de insetos se mantém abaixo do NC, ela está ao nível de equilíbrio (NE). O intuito desse conceito é realizar a otimização do controle de pragas agrícolas, como ácaros, insetos, doenças e plantas daninhas.

Qual a importância do Manejo Integrado de Pragas?

O Manejo Integrado de Pragas é muito importante, já que proporciona inúmeras vantagens:

  • Controla pragas da lavoura
  • Mantém a biodiversidade do agroecossistema
  • Preserva inimigos naturais
  • Otimiza a utilização de inseticidas químicos
  • Diminui o impacto ambiental
  • Preserva a biotecnologia no campo
  • Reduz perdas da lavoura
  • Aumenta a produtividade

Quais são as técnicas do Manejo Integrado de Pragas?

Existem táticas de manejo que são muito utilizadas ao conhecermos a situação da praga na lavoura:

Controle cultural

O controle é uma ação preventiva e permanente na lavoura, tendo a presença de pragas ou não. O objetivo é reduzir a disponibilidade de alimentos para a praga e com isso, evitar a sua explosão populacional.

Veja os métodos do controle cultural:

  • Rotação de culturas
  • Escolha da época de plantio e colheita
  • Destruição de restos de cultura anterior
  • Cultura no limpo
  • Poda
  • Controle da adubação e irrigação
  • Plantio direto e outros sistemas de cultivo

Controle biológico

O controle biológico é feito por meio de ações para preservar os inimigos naturais e assim ter o controle das pragas, liberação de predadores e utilizar inseticidas.

Uma das principais formas de conservar os inimigos naturais é com o uso de inseticidas químicos seletivos, já que eles matam as pragas, mas tem pouco efeito sobre os inimigos naturais.

Controle comportamental

Consiste em explorar sinais químicos em seres vivos.

Dessa forma, as armadilhas consistem em capturar os insetos para controle populacional. Elas podem ser luminosas ou adesivas.

Controle genético

Esse é um método para controlar a população da praga conforme a manipulação do seu genoma. Trata-se de uma tática muito seletiva e objetiva, por meio da redução do potencial reprodutivo.

Controle varietal

Uso de variedades transgênicas que expressam proteínas inseticidas, para o manejo eficiente da praga. Essa tecnologia é uma ferramenta muito importante para o manejo integrado das pragas em culturas de soja, milho, algodão e cana.

Controle químico

Como já falamos anteriormente, uso de inseticidas seletivos capazes de atingir somente as pragas, mantendo vivos os inimigos naturais delas.

A Oligos Biotec!

A Oligos Biotec nasceu com o propósito de fornecer produtos para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente.

Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.

Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

5

Posts Relacionados

Dicas

Dia mundial da Agricultura e a importância do controle biológico

No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Agricultura, uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. Para celebrar essa data especial, hoje, a Oligos Biotec trouxe um conteúdo abor [...]

Dicas

Manejo Integrado de Pragas: entenda tudo sobre!

O Manejo Integrado de Pragas tem sido muito útil contra ameaças fitossanitárias e na promoção da sustentabilidade da produção agrícola. No nosso país, essas ameaças se encontram cada vez mai [...]

Dicas

Pulgão: o que é e quais os danos causados por essa praga

O pulgão é considerado uma perigosa praga agrícola pelos profissionais do campo. Além de se multiplicarem de forma rápida, existem mais de 1,5 mil espécies de pulgões no mundo. Geralmente, eles [...]