A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Dia mundial da Agricultura e a importância do controle biológico

No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Agricultura, uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. Para celebrar essa data especial, hoje, a Oligos Biotec trouxe um conteúdo abordando um tema no qual somos especialistas: controle biológico de pragas agrícolas.

Além de prestar uma homenagem aos produtores e todos os profissionais do campo, a data traz um alerta sobre os cuidados necessários com o uso dos métodos de controle de pragas nas lavouras. Nesse cenário, o controle biológico é uma alternativa viável economicamente e com baixo impacto ambiental.

Quer saber mais sobre este tema? Continue com a leitura e entenda porque é tão importante falarmos sobre agricultura sustentável. Acompanhe!

Dia mundial da Agricultura

A importância da agricultura no seu dia

O Dia Mundial da Agricultura (20 de março) celebra uma das atividades mais antigas e importantes da humanidade: a arte de produzir nos campos alimentos essenciais para a existência humana.

Nessa data, o Brasil é protagonista, uma vez que a agricultura brasileira alimenta 1 Bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto, além de destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos produtores, o evento também chama atenção para uma causa de extrema relevância: adoção de métodos sustentáveis no manejo de pragas agrícolas.

Nesse contexto, o uso de agentes naturais representa um enorme avanço nas pautas ligadas à agricultura. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

O que é controle biológico, afinal?

Importância do controle biológico

O controle biológico é um método de manejo que utiliza agentes naturais, como predadores, parasitoides e patógenos para regular e reduzir a população de espécies consideradas pragas agrícolas.

Dessa forma, além da eficiência operacional e econômica, a técnica tem como uma das principais vantagens a preservação dos inimigos naturais, proporcionando um ambiente de produção mais equilibrado e rentável.

Por que falar sobre controle biológico no Dia mundial da Agricultura?

Controle biológico no dia da agricultura

Falar sobre controle biológico no Dia mundial da Agricultura é essencial para lançarmos luz sobre os benefícios do uso de agentes naturais no manejo de pragas. Embora o método esteja ganhando uma forte adesão dos produtores brasileiros, muitos ainda desconhecem os benefícios desse tipo de solução.

Adoção de Defensivos Biológicos

  • Agricultores Brasileiros (55%).
  • Agricultores Europeus (23%).
  • Agricultores Norte Americanos (06%).
  • Agricultores Argentinos (04%).

Fonte: McKinsey (Global Insights, 2022).

Além de ser extremamente eficaz, a técnica não apresenta toxicidade às plantas, aos mamíferos em geral (incluindo humanos), répteis, aves, peixes e insetos benéficos, como os polinizadores (abelhas) e os inimigos naturais.

As melhores soluções biológicas são com a Oligos Biotec

Há mais de 10 anos, a Oligos Biotec vem inovando no setor agrícola, buscando ser referência em soluções para o controle de pragas através da disponibilização de produtos eficientes e de fácil manuseio. Conheça os nossos produtos:

Hizium 100

Hizium 100 controle biológico

Hizium 100 é um inseticida biológico à base de Metarhizium anisopliae, isolado IBCB 425. Com ação entomopatogênica abrangente, promove o controle eficiente e sustentável de uma grande gama de pragas em diversos cultivos, tanto na agricultura convencional quanto orgânica, sem causar danos ao meio ambiente. Esta solução é indicada para cigarrinha-das-raízes, cigarrinha-das-pastagens, cigarrinha-dos-capinzais,

Beauve 100

Beauve 100 é um inseticida biológico à base de “Beauveria bassiana“, isolado IBCB 66. Com ação entomopatogênica abrangente, promove o controle eficiente e sustentável de uma grande gama de pragas em diversos cultivos, tanto na agricultura convencional quanto orgânica, sem causar danos ao meio ambiente. Este bioinseticida é indicado para o controle de ácaro rajado, cigarrinha-do-milho, mosca-branca, moleque-de-bananeira, entre outras.

Oligos Extratus

Oligos Extratus é um adjuvante à base de óleo de laranja, extratos de Neen e de citronela. Seu principal benefício é a melhora na qualidade da calda de pulverização, principalmente quando associado a inseticidas biológicos nos mais diversos cultivos, podendo ser aplicado em café, cana, soja, banana, milho, entre outras.

Oligos Power

Oligos Power

Oligos Power é um fertilizante mineral à base de Nitrogênio (N) e Boro (B), enriquecido com extrato de algas (Ascophyllum nodosum) e elementos derivados de Nitratos, Hidróxidos e Óxidos, assim contribuindo para o ganho de produtividade das lavouras tratadas.

Com qualidade comprovada, nossos produtos trazem eficiência e um novo conceito ao termo controle biológico, sem prejudicar o meio ambiente.  Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Posts Relacionados

Dicas

Como o Manejo Integrado de Doenças pode reduzir custos no seu cultivo

O Manejo Integrado de Doenças é um assunto cada vez mais debatido entre os produtores brasileiros. Isso deve-se ao fato de que, a técnica apresenta resultados eficientes no aumento da produtividade [...]

Dicas

Pragas da cana-de-açúcar e as táticas de controle

Assim como os principais cultivos comerciais, a cultura da cana-de-açúcar não está imune ao ataque de pragas, que caso não sejam controladas, podem resultar em grandes perdas de produtividade, re [...]

Dicas

Melhoramento genético: entenda o que é e como é usado na lavoura

O avanço da tecnologia na agricultura tem impulsionado o alto rendimento e a produtividade nas lavouras. O melhoramento genético é uma das ferramentas responsáveis por esse progresso. Isso porque [...]