Atualizado em 17 de janeiro de 2022 às 04h01
O Manejo Integrado de Pragas tem sido muito útil contra ameaças fitossanitárias e na promoção da sustentabilidade da produção agrícola. No nosso país, essas ameaças se encontram cada vez mais presentes nas lavouras. Mas, combatê-las sem causar danos maiores é possível!
No conteúdo de hoje, vamos te explicar tudo sobre essa técnica! Boa leitura:
Também conhecido como MIP, o Manejo Integrado de Pragas nada mais é do que um controle de medidas que tem como objetivo principal manter as pragas abaixo do nível de dano econômico (NDE).
Assim, as medidas são aplicadas no momento em que a densidade nacional das pragas atinge o nível de controle (NC).
Desde o ano de 1960, a comunidade científica instituiu que quando a população de insetos se mantém abaixo do NC, ela está ao nível de equilíbrio (NE). O intuito desse conceito é realizar a otimização do controle de pragas agrícolas, como ácaros, insetos, doenças e plantas daninhas.
O Manejo Integrado de Pragas é muito importante, já que proporciona inúmeras vantagens:
Existem táticas de manejo que são muito utilizadas ao conhecermos a situação da praga na lavoura:
O controle é uma ação preventiva e permanente na lavoura, tendo a presença de pragas ou não. O objetivo é reduzir a disponibilidade de alimentos para a praga e com isso, evitar a sua explosão populacional.
Veja os métodos do controle cultural:
O controle biológico é feito por meio de ações para preservar os inimigos naturais e assim ter o controle das pragas, liberação de predadores e utilizar inseticidas.
Uma das principais formas de conservar os inimigos naturais é com o uso de inseticidas químicos seletivos, já que eles matam as pragas, mas tem pouco efeito sobre os inimigos naturais.
Consiste em explorar sinais químicos em seres vivos.
Dessa forma, as armadilhas consistem em capturar os insetos para controle populacional. Elas podem ser luminosas ou adesivas.
Esse é um método para controlar a população da praga conforme a manipulação do seu genoma. Trata-se de uma tática muito seletiva e objetiva, por meio da redução do potencial reprodutivo.
Uso de variedades transgênicas que expressam proteínas inseticidas, para o manejo eficiente da praga. Essa tecnologia é uma ferramenta muito importante para o manejo integrado das pragas em culturas de soja, milho, algodão e cana.
Como já falamos anteriormente, uso de inseticidas seletivos capazes de atingir somente as pragas, mantendo vivos os inimigos naturais delas.
A Oligos Biotec nasceu com o propósito de fornecer produtos para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente.
Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.
Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!
Graças ao avanço da biotecnologia, o mercado biológico continua promissor no ano de 2021. Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Blink Projetos Estratégicos, o setor deve crescer 33%. De acor [...]
As culturas da soja e do milho são uma das mais importantes do mundo, sendo cultivadas em grande escala em diversos países. No entanto, a produção desses grãos é frequentemente afetada por praga [...]
Você tem problemas com o ácaro vermelho do café na sua cultura? Essa praga é uma das que mais causam prejuízos para os cafeicultores. Dessa forma, o manejo feito de forma certa torna-se ainda mai [...]