Atualizado em 11 de julho de 2022 às 03h07
A agricultura de precisão desempenha um papel importante na evolução da produção agrícola nas últimas décadas.
Um dos maiores exemplos desse avanço é a modernização dos maquinários, os quais, em razão da tecnologia embarcada, automatizam processos do campo.
Se interessou? Então continue lendo o nosso conteúdo!
Boa leitura!
Agricultura de precisão são ferramentas tecnológicas e de gestão adotadas pelos produtores rurais, a fim de conhecer toda a área para o cultivo, de maneira completa e detalhada.
Elas são compostas por um sistema de gerenciamento agrícola, que se baseia nas variações especiais da lavoura, para assim, aumentar a rentabilidade e reduzir os impactos ambientais.
Nesse processo, pode-se usar ferramentas eletrônicas embarcadas nas máquinas agrícolas e conectadas a sistemas de posicionamento geográfico (GPS).
Desta forma, integrando o GPS ao pulverizador agrícola consegue-se evitar a sobreposição de aplicação. Em equipamentos mais modernos, também é possível realizar a aplicação somente nos locais onde há presença das plantas daninhas e assim economizar produto.
A agricultura de precisão é utilizada para atender diversas necessidades do agricultor.
Podendo também, ser aplicada em diferentes etapas do processo de produção como, por exemplo, na aplicação de fertilizantes, plantio, pulverização e colheita.
Incrível, não é mesmo?
Portanto, vale enfatizar que, o seu maior destaque está no gerenciamento agrícola, por meio de informações precisas.
A agricultura de precisão é capaz de identificar as variações do solo, levando em conta que, nem todos eles são uniformes. E de acordo com essas variações, poderá haver a otimização em cada ponto.
Para aplicar essa técnica e conseguir os resultados desejados, é necessário seguir três etapas:
A agricultura de precisão contribui para melhorias no uso do solo e controle de pragas. Ao utilizar essas técnicas permite a otimização dos recursos agrícolas – máquinas, corretivos, fertilizantes e defensivos.
Essa ferramenta também usa dados para apontar as melhores estratégias para plantar, adubar, realizar os tratos culturais e colher, consequente gerando ganhos em produtividade e otimização dos recursos.
Alguns equipamentos já existentes identificam áreas com ervas daninhas, possibilitando a aplicação de defensivos apenas nos territórios afetados. Isso faz com que o produtor evite gastos excessivos com produtos químicos, causando menos impacto ao meio ambiente.
Além de tudo isso, a agricultura de precisão também melhora imagem do produtor no mercado. Já que ela proporciona uma garantia de produção sustentável, é possível usar este fato para agregar na sua imagem. Ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade, é claro.
A agricultura de precisão no Brasil, começou a ser implantada na década de 1990, destacando uma grande eficácia nas suas aplicações, em diversos setores, principalmente na produção de grãos.
E a partir dos anos 2000, a implementação de políticas públicas de financiamento no campo permitiu que pequenos e médios produtores tivessem acesso às máquinas mais modernas, contribuindo assim, para o aumento da competitividade no mercado agrícola.
É importante lembrar que não é necessário o uso de equipamentos com elevado índice de informática embarcada para fazer uma agricultura de precisão, especialmente para agricultores de pequeno e médio porte.
A divisão da propriedade em talhões menores e o levantamento de informações mais precisas de cada talhão – análise de solo, presença de plantas daninhas, monitoramento de pragas e doenças, entre outras, já permitem uma agricultura mais precisa, otimizando recursos financeiros e operacionais.
Como vimos acima, a agricultura de precisão é composta por um conjunto de ferramentas que permite que o produtor faça a gestão de sua propriedade, com a utilização dos insumos na hora certa, no local adequado e na quantidade correta, promovendo o aumento da produtividade, economia de recursos financeiros e sustentabilidade da lavoura.
A Oligos Biotec nasceu com o propósito de fornecer produtos para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente.
Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.
Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!
As pragas agrícolas são as grandes responsáveis pelas perdas da produtividade nas produções. Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação ( [...]
A tecnologia está em constante mudança diariamente no meio industrial para suprir necessidades, criar oportunidades, gerar lucro e proteger o meio ambiente. No agronegócio não é diferente, visto [...]
É indispensável um eficiente controle de pragas para se obter o melhor desempenho da lavoura. Muitos fatores podem resultar em perdas de produtividade, desde falhas na dessecação – causando [...]