Saiba como reduzir gastos na prevenção de pragas

É comum ouvirmos falar no uso de defensivos agrícolas para controlar pragas nas plantações. Sabe-se que os pesticidas podem ser prejudiciais à saúde, por isso tem-se discutido como preservar plantações reduzindo ou até eliminando o uso desses produtos, que em muitas situações apresentam custos elevados.

A Oligos Biotec trabalha para desenvolver soluções que mantenham o balanço entre científico e o natural, oferecendo produtos não agressivos ao meio ambiente e ao consumo. Pensando em equilibrar os gastos com defensivos agrícolas e ainda assim reduzir significativamente a ação das pragas, selecionamos algumas dicas para sua estratégia de cultivo:

Monitoramento

Realizar vistorias frequentes na área permite identificar pragas e doenças antes que atinjam nível de dano econômico e assim escolher e decidir qual prática ou ferramentas usar.

Cuidados com o solo

Um solo empobrecido e mal manejado não proporcionará as condições mínimas para estabelecimento, desenvolvimento e produção das lavouras. Para mantê-lo fértil,  são necessários o uso de corretivos, fertilizantes de solo e foliares e até mesmo o plantio e a manutenção de cobertura vegetal para conservar a umidade.

Por isso, é importante criar um cronograma de tratamento para o solo e consultar profissionais para o tratamento correto.

Rotação de Cultivos

Muitas pragas são específicas, ou seja, atacam apenas uma determinada cultura e, ainda assim, alimentam-se de uma estrutura específica da planta, como, por exemplo, o bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) que ataca os botões florais. Assim, para cultivos anuais, como: soja, milho, algodão, trigo, entre outras, a rotação de cultivos é uma tática que reduz a pressão das pragas sobre as lavouras ao longo dos anos.

Para cultivos perenes, como café, citrus e frutíferas, onde não se podem fazer rotação, deve-se manter uma vegetação entre as linhas da cultura com plantas como Braquiária, Crotalária, Nabo Forrageiro e Sorgo Morisco, que além de promoverem a conservação do solo, servem de abrigo a inimigos naturais das pragas.

Ervas daninhas

Erva daninha é toda planta que nasce e se desenvolve em um local onde não é desejado, assim uma planta de milho que cresce em uma plantação de soja é considerada uma planta daninha.

As plantas daninhas concorrem com a cultura por água, luz e nutrientes, assim devem ser controladas no período em que mais impactam no cultivo, conhecido como Período Crítico de Prevenção e Interferência – PCPI. Por exemplo, para o cultivo do milho, em condições normais, o PCPI ocorre entre o 20º e o 60º dia após a emergência das plantas.

Esse controle pode ser feito de forma química (herbicidas pré ou pós emergentes) e mecânica (cultivadores, roçadoras, tritons, rolo-faca), dependendo do cultivo e da estratégia de controle.  

Pesticidas naturais

O controle pode ser feito utilizando produtos naturais, como extratos de alho, citronela, óleo de neen, entre outros.

Armadilhas adesivas

Armadilhas adesivas são ferramentas extremamente úteis para detecção de presença ou do nível de infestação de determinada praga na lavoura. Necessitam estar associada a um atrativo aos insetos e podem ser luminosas, coloridas (amarela ou azul) ou por hormônio. É importante procurar um profissional para determinar qual o melhor método para cada situação.

Gostou do nosso conteúdo? A Oligos Biotec tem atendimento preparado para te receber e oferece sempre um orçamento personalizado!

Somos uma empresa de alto comprometimento com a tecnologia e natureza, buscando equilibrar ciência e meio ambiente. Temos como foco a assessoria, consultoria e atendimento técnico na área agrícola, além de realizarmos pesquisas na área de ciências físicas e naturais.

Estamos presentes nas redes sociais, conheça mais dos nossos produtos e serviços pelo nosso site, vale a pena!

☎Telefone e WhatApp: 17 3237-0561 / 17 3033-2728

📱 Facebook: @oligosBiotec
📲Instagram: @oligosbiotec

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Posts Relacionados

Tecnologia

Saiba como reduzir gastos na prevenção de pragas

É comum ouvirmos falar no uso de defensivos agrícolas para controlar pragas nas plantações. Sabe-se que os pesticidas podem ser prejudiciais à saúde, por isso tem-se discutido como preservar pla [...]

Tecnologia

Pragas agrícolas: o que são e como combatê-las?

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de 20 a 40% da produção agrícola mundial é perdida a cada ano em consequência da interferência de pr [...]