A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

As principais técnicas para o controle de pragas

controle de pragas scaled

As pragas agrícolas são as grandes responsáveis pelas perdas da produtividade nas produções. Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as pragas que atacam as lavouras custam cerca de 220 bilhões de dólares por ano à economia global. Portanto, existem alternativas para fazer o controle das pragas.

No entanto, hoje, novas tecnologias e estratégias foram criadas para reduzir o uso desses produtos, reduzindo impactos ao meio ambiente e até mesmo os custos.

A Oligos Biotec, há mais de 10 anos, vem inovando no setor agrotecnológico. Trabalhamos para desenvolver soluções que mantenham o balanço entre científico e o natural, oferecendo produtos não agressivos ao meio ambiente e ao consumo.

Preparamos esse conteúdo para apresentar meios alternativos para solucionar esse problema que compromete muitas plantações. Confira as principais formas de controle:

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

O Manejo Integrado de Pragas (MIP), é o método – preconizado pela Oligos, composto por um conjunto de técnicas que buscam reduzir a infestação das pragas a níveis aceitáveis e inofensivos nas lavouras.

Essa metodologia pode gerar grande economia, em função do monitoramento constante das plantações, racionalizando as aplicações de defensivos. Outro ponto positivo é a proteção dos recursos naturais, como solo e rios, visto que há a redução de chances de contaminação.

Rotação de culturas

A prática de cultivar apenas uma espécie é repetidamente chamada de monocultura e essa pode estimular o aparecimento de pragas e aumento de doenças. Por isso, é recomendada a rotação de culturas, visto que o agricultor pode planejar a alternância do que é cultivado. Essa alternativa, além de controlar pragas, preserva as condições saudáveis do solo, repõe a matéria orgânica e facilita os momentos de adubação.

Confira também:

Soluções da Oligos Biotec para o controle de pragas

A Oligos Biotec defende e propõe o uso mais racional dos recursos naturais para produzir com resultados mais sustentáveis.

Acreditamos que as moléculas químicas são primordiais para a produção, sendo utilizadas de forma consciente e quando realmente necessário, sendo o MIP (Manejo Integrado de Pragas) uma das últimas alternativas de controle.

Conheça os nossos produtos:

Metarhizium Oligos®

Inseticida Biológico à base de Metarhizium anisopliae – isolado IBCB 425. É um fungo entomopatogênico, ou seja, causa doença em insetos-praga, levando-os à morte, sem poluir o meio ambiente. Produto com eficiência agronômica comprovada, podendo ser utilizado em qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico.

Concentração: 1,6 x1010 conídios viáveis/g de produto comercial

Formulação: Pó molhável (WP)

Classe: Inseticida microbiológico de contato

Bauveria Oligos®

É um inseticida biológico à base de Beauveria bassiana – isolado IBCB 66. Também é um fungo entomopatogênico, sendo um pouco mais generalista, causando doenças em diferentes insetos-praga, levando-os à morte, sem poluir o meio ambiente. Produto com eficiência agronômica comprovada, podendo ser utilizado em qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico.

Concentração: 1,0 x109 UFC/g de produto comercial

Formulação: Pó molhável (WP)

Classe: Inseticida microbiológico de contato

A Oligos Biotec!

Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.

Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4.3

Posts Relacionados

Dicas

Pragas do algodão: como fazer o controle biológico

Você está sofrendo com pragas em sua plantação de algodão e não sabe como fazer o controle biológico? Confira nesse conteúdo como realizar essa tarefa! Quais são as pragas mais prejudiciais e [...]

Dicas

Ácaro Rajado: o que é, características e como controlar

Você já conhece o Ácaro Rajado? No conteúdo de hoje, a Oligos Biotec vai te contar tudo sobre o que é, quais as principais características e claro, como fazer o controle. Quer conferir todas ess [...]

Dicas

Manejo Integrado de Pragas: entenda tudo sobre!

O Manejo Integrado de Pragas tem sido muito útil contra ameaças fitossanitárias e na promoção da sustentabilidade da produção agrícola. No nosso país, essas ameaças se encontram cada vez mai [...]