As principais técnicas para o controle de pragas

As pragas agrícolas são as grandes responsáveis pelas perdas da produtividade nas produções. Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as pragas que atacam as lavouras custam cerca de 220 bilhões de dólares por ano à economia global. Portanto, existem alternativas para fazer o controle das pragas.

No entanto, hoje, novas tecnologias e estratégias foram criadas para reduzir o uso desses produtos, reduzindo impactos ao meio ambiente e até mesmo os custos.

A Oligos Biotec, há mais de 10 anos, vem inovando no setor agrotecnológico. Trabalhamos para desenvolver soluções que mantenham o balanço entre científico e o natural, oferecendo produtos não agressivos ao meio ambiente e ao consumo. Preparamos esse conteúdo para apresentar meios alternativos para solucionar esse problema que compromete muitas plantações. Confira as principais formas de controle:

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

O Manejo Integrado de Pragas (MIP), é o método – preconizado pela Oligos, composto por um conjunto de técnicas que buscam reduzir a infestação das pragas a níveis aceitáveis e inofensivos nas lavouras.

Essa metodologia pode gerar grande economia, em função do monitoramento constante das plantações, racionalizando as aplicações de defensivos. Outro ponto positivo é a proteção dos recursos naturais, como solo e rios, visto que há a redução de chances de contaminação.

Rotação de culturas

A prática de cultivar apenas uma espécie é repetidamente chamada de monocultura e essa pode estimular o aparecimento de pragas e aumento de doenças. Por isso, é recomendada a rotação de culturas, visto que o agricultor pode planejar a alternância do que é cultivado. Essa alternativa, além de controlar pragas, preserva as condições saudáveis do solo, repõe a matéria orgânica e facilita os momentos de adubação.

Confira também:

OLIGOS

A Oligos Biotec defende e propõe o uso mais racional dos recursos naturais para produzir com resultados mais sustentáveis. Acreditamos que as moléculas químicas são primordiais para a produção, sendo utilizadas de forma consciente e quando realmente necessário, sendo o MIP (Manejo Integrado de Pragas) uma das últimas alternativas de controle.

Conheça os nossos produtos!

Metarhizium Oligos®

Inseticida Biológico à base de Metarhizium anisopliae – isolado IBCB 425. É um fungo entomopatogênico, ou seja, causa doença em insetos-praga, levando-os à morte, sem poluir o meio ambiente. Produto com eficiência agronômica comprovada, podendo ser utilizado em qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico.

Concentração: 1,6 x1010 conídios viáveis/g de produto comercial

Formulação: Pó molhável (WP)

Classe: Inseticida microbiológico de contato

Bauveria Oligos®

É um inseticida biológico à base de Beauveria bassiana – isolado IBCB 66. Também é um fungo entomopatogênico, sendo um pouco mais generalista, causando doenças em diferentes insetos-praga, levando-os à morte, sem poluir o meio ambiente. Produto com eficiência agronômica comprovada, podendo ser utilizado em qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico.

Concentração: 1,0 x109 UFC/g de produto comercial

Formulação: Pó molhável (WP)

Classe: Inseticida microbiológico de contato

Para saber mais sobre o Controle de Pragas e o que a Oligos pode fazer pela sua lavoura, entre em contato conosco:

☎Telefone e WhatApp: 17 3237-0561 / 17 3033-2728

📱 Facebook: @oligosBiotec
📲Instagram: @oligosbiotec

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

5

Posts Relacionados

Dicas

Quais os desafios atuais do controle de pragas?

Ao falar em controle de pragas agrícolas, logo se pensa em agrotóxicos e produtos do segmento químico para que o problema seja resolvido em um curto espaço de tempo. O método é utilizado desde 1 [...]

Dicas

Controle biológico: tudo o que você precisa saber

Graças ao avanço da biotecnologia, o mercado biológico continua promissor no ano de 2021. Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Blink Projetos Estratégicos, o setor deve crescer 33%. De acor [...]

Dicas

Controle químico, biológico e cultural: conheça a diferença

É indispensável um eficiente controle de pragas para se obter o melhor desempenho da lavoura. Muitos fatores podem resultar em perdas de produtividade, desde falhas na dessecação – causando [...]