Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 09h10
As pragas agrícolas são as grandes responsáveis pelas perdas da produtividade nas produções. Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as pragas que atacam as lavouras custam cerca de 220 bilhões de dólares por ano à economia global. Portanto, existem alternativas para fazer o controle das pragas.
No entanto, hoje, novas tecnologias e estratégias foram criadas para reduzir o uso desses produtos, reduzindo impactos ao meio ambiente e até mesmo os custos.
A Oligos Biotec, há mais de 10 anos, vem inovando no setor agrotecnológico. Trabalhamos para desenvolver soluções que mantenham o balanço entre científico e o natural, oferecendo produtos não agressivos ao meio ambiente e ao consumo.
Preparamos esse conteúdo para apresentar meios alternativos para solucionar esse problema que compromete muitas plantações. Confira as principais formas de controle:
O Manejo Integrado de Pragas (MIP), é o método – preconizado pela Oligos, composto por um conjunto de técnicas que buscam reduzir a infestação das pragas a níveis aceitáveis e inofensivos nas lavouras.
Essa metodologia pode gerar grande economia, em função do monitoramento constante das plantações, racionalizando as aplicações de defensivos. Outro ponto positivo é a proteção dos recursos naturais, como solo e rios, visto que há a redução de chances de contaminação.
A prática de cultivar apenas uma espécie é repetidamente chamada de monocultura e essa pode estimular o aparecimento de pragas e aumento de doenças. Por isso, é recomendada a rotação de culturas, visto que o agricultor pode planejar a alternância do que é cultivado. Essa alternativa, além de controlar pragas, preserva as condições saudáveis do solo, repõe a matéria orgânica e facilita os momentos de adubação.
Confira também:
A Oligos Biotec defende e propõe o uso mais racional dos recursos naturais para produzir com resultados mais sustentáveis.
Acreditamos que as moléculas químicas são primordiais para a produção, sendo utilizadas de forma consciente e quando realmente necessário, sendo o MIP (Manejo Integrado de Pragas) uma das últimas alternativas de controle.
Conheça os nossos produtos:
Inseticida Biológico à base de Metarhizium anisopliae – isolado IBCB 425. É um fungo entomopatogênico, ou seja, causa doença em insetos-praga, levando-os à morte, sem poluir o meio ambiente. Produto com eficiência agronômica comprovada, podendo ser utilizado em qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico.
Concentração: 1,6 x1010 conídios viáveis/g de produto comercial
Formulação: Pó molhável (WP)
Classe: Inseticida microbiológico de contato
É um inseticida biológico à base de Beauveria bassiana – isolado IBCB 66. Também é um fungo entomopatogênico, sendo um pouco mais generalista, causando doenças em diferentes insetos-praga, levando-os à morte, sem poluir o meio ambiente. Produto com eficiência agronômica comprovada, podendo ser utilizado em qualquer cultura com ocorrência do alvo biológico.
Concentração: 1,0 x109 UFC/g de produto comercial
Formulação: Pó molhável (WP)
Classe: Inseticida microbiológico de contato
Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.
Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!
O calendário agrícola é uma ferramenta indispensável para minimizar os riscos e melhorar a gestão das atividades no campo. Por meio dele é possível monitorar os períodos mais indicados para o [...]
No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Agricultura, uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. Para celebrar essa data especial, hoje, a Oligos Biotec trouxe um conteúdo abor [...]
A cafeicultura é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil. Não é por menos que o país é o líder mundial na produção e na exportação do grão. Dessa forma, o controle de prag [...]