Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 12h11
Com o avanço da tecnologia agrícola, a seleção de sementes ganha cada vez mais importância nos cultivos. A prática impacta diretamente no desempenho das lavouras, podendo contribuir para aumentos na produtividade e na redução de perdas na colheita.
Leia este artigo até o final e entenda como essa tática interfere diretamente nas lavouras e saiba como aplicá-la no seu plantio. Acompanhe!
Antes de falarmos sobre a seleção das sementes, precisamos entender como elas são produzidas.
O processo de produção começa com o desenvolvimento e geração de sementes comerciais responsáveis por guardar o material genético adaptado a cada região produtora. Por isso, a semente escolhida deve atender alguns critérios:
Além disso, é possível de se obter diversos tipos de sementes de acordo com o processo de produção. Veja a seguir.
De acordo com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as sementes são identificadas pelas classes: genética, básica, certificada (C) e não certificada (S).
Também são subdivididos por categorias que consideram a qualidade genética e o número de gerações, assim temos:
A seleção de sementes é uma estratégia em que o produtor rural separa os grãos das plantas que se mostraram mais produtivas, mais sadias, com melhor conformação, peso e coloração, dentre outras características, e assim, plantio após plantio, obtém ganhos genéticos, uma melhor adaptação as características regionais e consequentemente ganhos de produtividade e de rentabilidade.
Nesse processo, é importante que alguns critérios sejam respeitados, como por exemplo:
Vale destacar que o manejo em relação às pragas é um dos principais critérios que auxiliam na escolha das sementes.
Como mencionamos antes, a escolha das sementes mais adaptadas à cada região contribui para aumentar a lucratividade da safra, basicamente por proporcionar as seguintes vantagens:
Após produzidas, é fundamental que as sementes sejam armazenadas de forma correta, pois de nada adianta obter os melhores materiais e armazená-los de forma imprópria. Veja abaixo alguns cuidados no momento de estocá-las.
Uma boa seleção das sementes, seguindo-se essas dicas, certamente a sua lavoura terá um resultado melhor!
A Oligos Biotec é referência em soluções biológicas para o controle de pragas e no favorecimento de inimigos naturais nas lavouras.
Conheça os nossos produtos com qualidade comprovada ou entre em contato com a nossa equipe para esclarecer dúvidas.
O bicudo da cana de açúcar ou Sphenophorus é uma das principais pragas agrícolas do Brasil, causando perdas significativas na produção e qualidade do material colhido. Estima-se que a cada 1% de [...]
Na hora de planejar a proteção da sua plantação, é necessário levar em conta todos os riscos, incluindo as possíveis pragas agrícolas que podem aparecer. Vale lembrar que é comum a presença [...]
A cigarrinha do milho é uma praga agrícola bastante conhecida entre os produtores. Isso porque o inseto tem grande potencial de dano, podendo causar até 70% da perda total do plantio. O estrag [...]