A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Saiba como o clima influencia o surgimento de pragas nas lavouras

pragas nas lavouras

Você sabia que as pragas podem provocar, em média, perdas de 50% na produtividade?

Os dados sobre possíveis prejuízos podem variar de acordo com cada cultura e safra, porém, esses números podem aumentar mais ainda se o agricultor não investir em nenhum tipo de controle.

Até mesmo as condições climáticas influenciam diretamente na incidência de pragas.

Por isso, conhecer um pouco mais sobre essa relação pode ser muito importante para o sucesso no controle das pragas.

No conteúdo de hoje, a Oligos Biotec vai te contar tudo sobre esse assunto! Boa leitura:

Entenda melhor sobre a temperatura e incidência das pragas

É importante saber que altas temperaturas acabam aumentando a quantidade de pragas nas lavouras, e tudo isso tem um reflexo no manejo e no número de aplicações necessárias para contar com um bom controle.

Outro fator é que o clima seco dificulta o controle químico das pragas. De acordo com Giorla Moraes, Gerente de Desenvolvimento de Inseticidas na Syngenta, podemos citar o caso de percevejos em soja, como um exemplo, já que sabemos que o controle mais importante é o de contaminação tarsal. Dessa forma, se o percevejo estiver na parte superior da planta, vai receber uma quantidade bem maior de choque. A especialista explica também que em épocas de altas temperaturas e baixa umidade, as pragas tendem a ficar menos expostas.

Como a chuva influencia no desenvolvimento das pragas?

Quando ocorrem chuvas leves seguidas de períodos quentes e secos, a praga encontra-se nas condições necessárias para a sua multiplicação. Porém, se as chuvas forem mais intensas e acontecerem com mais frequência, a maioria das lagartas jovens são controladas naturalmente, pela ação da chuva ou até mesmo pela maior ocorrência de doenças e inimigos naturais.

Como evitar surtos de pragas nas lavouras?

Mas, afinal, de que forma é possível evitar surtos de pragas nas lavouras?

Uma das estratégias mais eficientes para o produtor não ter problemas com o surto de pragas é realizar de forma correta o monitoramento da lavoura. Outro ponto importante é a visita de um agrônomo ou de inspetores de praga com certa frequência, para assim, garantir o controle e mais eficiência na produtividade.

A Oligos Biotec!

A Oligos Biotec nasceu com o propósito de fornecer produtos para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente.

Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.

Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

3.8

Posts Relacionados

Dicas

Controle biológico: qual o potencial de uso na cultura da soja e do milho?

As culturas da soja e do milho são uma das mais importantes do mundo, sendo cultivadas em grande escala em diversos países. No entanto, a produção desses grãos é frequentemente afetada por praga [...]

Dicas

Como fazer o controle da cigarrinha do milho na plantação

A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) tem gerado muita preocupação aos produtores de milho brasileiros – já que é bem adaptada às condições tropicais do nosso país -, em função dos p [...]

Dicas

Controle biológico no Brasil: entenda o cenário atual e veja as perspectivas futuras

O controle biológico é uma técnica de manejo de pragas a base de agentes naturais como fungos, bactérias, vírus e predadores. Além de ser extremamente eficaz, o método não provoca danos à lav [...]