A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Moleque da Bananeira: o que é, quais os danos e como controlar

Moleque da bananeira scaled

Sua plantação está sofrendo com o moleque da bananeira? Confira o conteúdo que preparamos para você identificar esse inseto e como controlá-lo no seu cultivo.

Como identificar o moleque da bananeira?

O moleque da bananeira (Cosmopolites sordidus), conhecido também como broca do rizoma ou broca da bananeira, é um besouro preto com cerca de 11 milímetros de comprimento e 5 mm de largura.

Durante o dia, é possível encontrá-lo em ambientes úmidos e escuros, como moitas por exemplo, mas é durante a noite que esse ele se manifesta.

Como são as larvas do moleque da bananeira?

Com coloração branca, as larvas abrem galerias no rizoma causando grandes prejuízos.

Quais os danos causados?

Sendo a principal praga da bananicultura, ele ataca todas as variedades. A infestação da praga pode reduzir a produção de bananas prata em até 30% e a perda na produção de bananas nanicas podem chegar à 80%.

As galerias abertas pelas larvas dessa praga debilitam as plantas e as deixam mais susceptíveis ao tombamento. Em plantas mais jovens, ocorre a morte da gema apical e a paralisação do seu crescimento.

Fique atento aos seguintes sintomas:

  • Desenvolvimento limitado das plantas;
  • Folhas amareladas e secas;
  • Ausência de frutificação;
  • Cachos mais leves;
  • Bananas mais curtas e/ou finas (fora do padrão comercial).

Como controlar o moleque da bananeira?

Realize a inspeção rigorosa dos rizomas, buscando detectar a presença de ovos e larvas.

Importante lembrar que a principal forma de disseminação do moleque da bananeira é por meio de mudas infestadas, assim o uso de mudas sadias em novos plantios é uma tática essencial.

Tipos de armadilhas

Uma alternativa para o controle dessa praga é o uso de armadilhas para reduzir a população do inseto. Conheça as mais comuns:

Armadilha tipo telha:

Utilizando-se um pseudocaule de uma bananeira recém colhida, cortando-o ao meio no sentido longitudinal, coloque-o ao pé da bananeira com a face cortada voltada para baixo por um período de até 15 dias.

Armadilha tipo queijo:

Cortar o pseudocaule (colhido na mesma forma que a outra armadilha), na transversal 30 cm acima do solo, formato cilíndrico, partindo-o ao meio (+/- 15 cm) também na transversal, de forma que na porção entre as 2 pesas possa-se pincelar uma calda com bioinseticidas. Esta tática é 10 vezes mais eficiente que a tipo telha.

Como realizar o controle?

O controle poderá ser feito através da coleta e retirada semanalmente dos insetos presentes nas armadilhas, para isso são necessárias 50 a 100 iscas/ha.

O monitoramento da praga para controle através de inseticidas biológicos, são necessárias 20 iscas/ha.

A Oligos oferece a “Beauveria bassiana, inseticida biológico à base do fungo entomopatogênico, que causa doenças nos mais diferentes insetos-praga, entre eles o moleque da bananeira, levando-os à morte. Tudo isso sem poluir o meio ambiente.

A Oligos Biotec!

A Oligos Biotec nasceu com o propósito de fornecer produtos para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente.

Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.

Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

5

Posts Relacionados

Dicas

Saiba como o clima influencia o surgimento de pragas nas lavouras

Você sabia que as pragas podem provocar, em média, perdas de 50% na produtividade? Os dados sobre possíveis prejuízos podem variar de acordo com cada cultura e safra, porém, esses números podem [...]

Dicas

Manejo Integrado de Doenças: o que é, aplicações e como reduzir custos em sua lavoura

A ocorrência de doenças nas variadas culturas, bem como o surgimento de pragas agrícolas são dos principais fatores limitantes na produtividade das lavouras. Neste cenário, o Manejo Integrado de [...]

Dicas

Ácaro Rajado: o que é, características e como controlar

Você já conhece o Ácaro Rajado? No conteúdo de hoje, a Oligos Biotec vai te contar tudo sobre o que é, quais as principais características e claro, como fazer o controle. Quer conferir todas ess [...]