A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Inimigos naturais: o que são e qual a sua importância?

Inimigos naturais scaled

Você sabia que os inimigos naturais são amigos dos agricultores?

Sim, é isso mesmo! Os inimigos naturais nada mais são do que insetos, ácaros, fungos ou vírus que, de alguma forma, atuam sobre as pragas da lavoura, promovendo o chamado controle biológico.


Sendo assim, são aliados dos agricultores, já que contribuem para o combate das pragas e ainda proporcionam ação positiva no equilíbrio do agroecossistema. ⠀

Seguem abaixo diversos métodos para fazer os inimigos naturais trabalharem a favor do seu cultivo. Aproveite o conteúdo!

O primeiro grande passo é conhecê-los

As joaninhas, os louva-a-deus e bicho lixeiro são facilmente encontrados em lavouras equilibradas e atuam fortemente predando as pragas como os pulgões, o bicho mineiro do cafeeiro, cochonilhas entre outras.

Por isso, é importante usar em sua lavoura, seja uma grande extensão de plantio ou uma pequena horta, meios de controle de pragas que não prejudiquem os inimigos naturais, como uso de fungos entomopatogênicos. Confira só alguns deles:

  • Tesourinhas;
  • Joaninha;
  • Sirfídeos;
  • Besouros predadores (Carabídeos);
  • Vespas e marimbondos.

Como manejá-los?

Manipulação de ambiente através do plantio de culturas secundárias.

O uso de plantas armadilha que podem atrair as pragas, diminuindo o ataque ao cultivo principal além de servirem de abrigo para os inimigos naturais.

É possível manejar os inimigos naturais de pragas agrícolas através de controle químico sem causar danos?

Por meio de inseticidas naturais ou mais seletivos, é possível sim, controlar as pragas sem causar quaisquer danos aos inimigos naturais, pois esses produtos contêm menor toxicidade e são específicos para algumas pragas!

No entanto, é preciso tomar cuidado nessa etapa, pois a aplicação de produtos não seletivos poderá causar o desequilíbrio biológico e eliminar os inimigos naturais!

Tomando essas precauções, a Oligos Biotec desenvolveu um sistema de controle biológico para a sua lavoura, sem provocar danos ao meio ambiente e respeitando sempre a natureza. Por isso, conte conosco para um manejo eficaz dos inimigos naturais.

A Oligos Biotec!

A Oligos Biotec nasceu com o propósito de fornecer produtos para uma agricultura sustentável econômica e ambientalmente.

Para tanto, oferecer ganhos de produtividade, baixo risco ao desenvolvimento de resistência das pragas, com respeito ao agricultor, ao meio ambiente e ao consumidor, são premissas inegociáveis para nossa equipe, que há mais de 10 anos vem se especializando e se reinventando.

Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Posts Relacionados

Dicas

Controle químico, biológico e cultural: conheça a diferença

É indispensável um eficiente controle de pragas para se obter o melhor desempenho da lavoura. Muitos fatores podem resultar em perdas de produtividade, desde falhas na dessecação – causando [...]

Dicas

Pragas do café: quais são, como identificar e controlá-las corretamente

A cafeicultura é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil. Não é por menos que o país é o líder mundial na produção e na exportação do grão. Dessa forma, o controle de prag [...]

Dicas

Saiba como o clima influencia o surgimento de pragas nas lavouras

Você sabia que as pragas podem provocar, em média, perdas de 50% na produtividade? Os dados sobre possíveis prejuízos podem variar de acordo com cada cultura e safra, porém, esses números podem [...]