A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Entenda os impactos positivos da tecnologia no agronegócio

tecnologia no agronegocio

A tecnologia está em constante mudança diariamente no meio industrial para suprir necessidades, criar oportunidades, gerar lucro e proteger o meio ambiente. No agronegócio não é diferente, visto que um dos setores mais produtivos da economia brasileira vem evoluindo constantemente e implantando novos métodos de trabalho.

Segundo dados do Cepea/Esalq-USP, o agronegócio representa quase 25% do PIB brasileiro.

Nesse contexto, soluções em inovação e tecnologia são a chave para o aprimoramento das práticas agrícolas, o aumento da produtividade, a redução de custos e desperdícios, da qualidade e, consequentemente, das vendas.

Quer conhecer mais benefícios que a tecnologia proporciona para o agronegócio? Boa leitura!

Os principais avanços da tecnologia no agronegócio

tecnologia no agronegócio

Muito já se falou de como a tecnologia atualizou a realidade do agronegócio, porém onde estão essas mudanças? Alguns dos principais avanços trazidos pela agricultura digital são:

Melhoramento genético: tornou-se possível produzir geneticamente tubérculos e plantas como batata e mandioca. O organismo é desenvolvido para tornar-se mais resistente a períodos de seca, pragas e doenças a partir de alterações em seu código genético, fazendo-as nascerem assim.

Dessa forma, lavouras sujeitas a mudanças extremas de temperatura ou grau de umidade instáveis não correm riscos de perder sua colheita, permitindo que o agricultor tenha um rendimento melhor.

Detecção de intrusos: doenças, pragas e ervas daninhas são intrusos comuns, mas que podem trazer problemas sérios.

Atualmente, é possível analisar a saúde da planta através de imagens hiperespectrais que ilustram a composição química de cada espécie. Assim, é mais fácil diferenciar uma lavoura contaminada de uma lavoura saudável de forma rápida e específica.

Irrigação: trata-se de ter recursos eficientes para a coleta de informações sobre o solo, disponibilidade de água período por período e demais dados geográficos. Com eles, os agricultores determinam um calendário certo para irrigar suas plantações com a quantidade correta de água, reduzindo gastos e o desperdício.

Refrigeração: muitas perdas de produtos se dão pelo armazenamento inadequado. Por isso, já há locais onde são comuns instalações de refrigeração em fazendas e caminhões de transporte.

Dessa forma, os produtos mais frágeis chegam aos estabelecimentos mais frescos, reduzindo danos financeiros e sendo mais saudáveis.

Benefícios da tecnologia no agronegócio

Não é segredo que a tecnologia vem ajudando a humanidade há anos, e no campo do agronegócio, alguns dos muitos benefícios gerados são:

  • Produtos: aumento da produtividade e, consequentemente, da colheita, resultando na melhora econômica e maior gerenciamento na qualidade dos produtos.
  • Maquinário: emprego de equipamentos agrícolas próprios para trabalhos campais com uma comunicação eficiente e tecnologia para determinar quais demandas são mais específicas.
  • Ecologia: diminuição na contaminação de áreas verdes, águas e lençóis subterrâneos. Redução de emissão de gases de efeito estufa, causando menos impacto ambiental.
  • Economia: além da maior segurança ao trabalhador, há a possibilidade de realizar operações específicas sem necessidade de aplicar a todo o cultivo. Outro fator também é a precisão no emprego de químicos e a redução de erros de aplicação, trazendo benefícios naturais e para o bolso dado que os insumos podem ser caros.

Visão do futuro

A Oligos é uma empresa que também tem uma visão de futuro mais saudável, sustentável e verde.

Prezamos pelo meio ambiente e adotamos a política de andar em conjunto com a tecnologia para oferecer a melhor solução para o controle de pragas.

Há mais de 10 anos, somos referência em práticas de controle biológico com a redução de químicos industriais.

Independentemente do tamanho da lavoura, estamos prontos para integrar soluções seguras, melhorando a saúde das plantas.

O que podemos fazer pelo seu cultivo? Conte com uma equipe especializada em biotecnologia e controle de pragas!

Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Posts Relacionados

Dicas

Dia mundial da Agricultura e a importância do controle biológico

No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Agricultura, uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. Para celebrar essa data especial, hoje, a Oligos Biotec trouxe um conteúdo abor [...]

Dicas

Controle biológico: tudo o que você precisa saber

Graças ao avanço da biotecnologia, o mercado biológico continua promissor no ano de 2021. Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Blink Projetos Estratégicos, o setor deve crescer 33%. De acor [...]

Dicas

Mosca Branca: o que é, danos e táticas para controle

Nesse texto, preparado especialmente pela equipe da Oligos, trataremos da Mosca Branca, uma praga que ganha cada vez mais importância nas nossas lavouras, causando severas perdas e necessitando de tà [...]