Entenda os impactos positivos da tecnologia no agronegócio

A tecnologia está em constante mudança diariamente no meio industrial para suprir necessidades, criar oportunidades, gerar lucro e proteger o meio ambiente. No agronegócio não é diferente, visto que um dos setores mais produtivos da economia brasileira vem evoluindo constantemente e implantando novos métodos de trabalho. Segundo dados do Cepea/Esalq-USP, o agronegócio representa quase 25% do PIB brasileiro.

Nesse contexto, soluções em inovação e tecnologia são a chave para o aprimoramento das práticas agrícolas, o aumento da produtividade, a redução de custos e desperdícios, da qualidade e, consequentemente, das vendas. Quer conhecer mais benefícios que a tecnologia proporciona para o agronegócio? Boa leitura!

Benefícios da tecnologia no agronegócio

Não é segredo que a tecnologia vem ajudando a humanidade há anos, e no campo do agronegócio, alguns dos muitos benefícios gerados são:

  • Produtos: aumento da produtividade e, consequentemente, da colheita, resultando na melhora econômica e maior gerenciamento na qualidade dos produtos.
  • Maquinário: emprego de equipamentos agrícolas próprios para trabalhos campais com uma comunicação eficiente e tecnologia para determinar quais demandas são mais específicas.
  • Ecologia: diminuição na contaminação de áreas verdes, águas e lençóis subterrâneos. Redução de emissão de gases de efeito estufa, causando menos impacto ambiental.
  • Economia: além da maior segurança ao trabalhador, há a possibilidade de realizar operações específicas sem necessidade de aplicar a todo o cultivo. Outro fator também é a precisão no emprego de químicos e a redução de erros de aplicação, trazendo benefícios naturais e para o bolso dado que os insumos podem ser caros.

 

Os principais avanços

Muito já se falou de como a tecnologia atualizou a realidade do agronegócio, porém onde estão essas mudanças? Alguns dos principais avanços trazidos pela agricultura digital são:

– Melhoramento genético: tornou-se possível produzir geneticamente tubérculos e plantas como batata e mandioca. O organismo é desenvolvido para tornar-se mais resistente a períodos de seca, pragas e doenças a partir de alterações em seu código genético, fazendo-as nascerem assim. Dessa forma, lavouras sujeitas a mudanças extremas de temperatura ou grau de umidade instáveis não correm riscos de perder sua colheita, permitindo que o agricultor tenha um rendimento melhor.

– Detecção de intrusos: doenças, pragas e ervas daninhas são intrusos comuns, mas que podem trazer problemas sérios. Atualmente, é possível analisar a saúde da planta através de imagens hiperespectrais que ilustram a composição química de cada espécie. Assim, é mais fácil diferenciar uma lavoura contaminada de uma lavoura saudável de forma rápida e específica.

– Irrigação: trata-se de ter recursos eficientes para a coleta de informações sobre o solo, disponibilidade de água período por período e demais dados geográficos. Com eles, os agricultores determinam um calendário certo para irrigar suas plantações com a quantidade correta de água, reduzindo gastos e o desperdício.

– Refrigeração: muitas perdas de produtos se dão pelo armazenamento inadequado. Por isso, já há locais onde são comuns instalações de refrigeração em fazendas e caminhões de transporte. Dessa forma, os produtos mais frágeis chegam aos estabelecimentos mais frescos, reduzindo danos financeiros e sendo mais saudáveis.

Visão do futuro

A Oligos é uma empresa que também tem uma visão de futuro mais saudável, sustentável e verde. Prezamos pelo meio ambiente e adotamos a política de andar em conjunto com a tecnologia para oferecer a melhor solução para o controle de pragas. Há mais de 10 anos, somos referência em práticas de controle biológico com a redução de químicos industriais.

Independentemente do tamanho da lavoura, estamos prontos para integrar soluções seguras, melhorando a saúde das plantas. O que podemos fazer pelo seu cultivo? Conte com uma equipe especializada em biotecnologia e controle de pragas!

Estamos disponíveis para atender e acompanhar seu negócio da melhor forma possível!

☎Telefone e WhatApp: 17 3237-0561 / 17 3033-2728

📱 Facebook: @oligosBiotec
📲Instagram: @oligosbiotec

Este artigo foi útil?
Avalie

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Posts Relacionados

Dicas

As principais técnicas para o controle de pragas

As pragas agrícolas são as grandes responsáveis pelas perdas da produtividade nas produções. Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação ( [...]

Dicas

Como fazer o controle da cigarrinha do milho na plantação

A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) tem gerado muita preocupação aos produtores de milho brasileiros – já que é bem adaptada às condições tropicais do nosso país -, em função dos p [...]

Dicas

Manejo Ecológico de Pragas: controle e sustentabilidade

Na hora de planejar a proteção da sua plantação, é necessário levar em conta todos os riscos, incluindo as possíveis pragas agrícolas que podem aparecer. Vale lembrar que é comum a presença [...]