Atualizado em 8 de outubro de 2021 às 11h10
A tecnologia está em constante mudança diariamente no meio industrial para suprir necessidades, criar oportunidades, gerar lucro e proteger o meio ambiente. No agronegócio não é diferente, visto que um dos setores mais produtivos da economia brasileira vem evoluindo constantemente e implantando novos métodos de trabalho. Segundo dados do Cepea/Esalq-USP, o agronegócio representa quase 25% do PIB brasileiro.
Nesse contexto, soluções em inovação e tecnologia são a chave para o aprimoramento das práticas agrícolas, o aumento da produtividade, a redução de custos e desperdícios, da qualidade e, consequentemente, das vendas. Quer conhecer mais benefícios que a tecnologia proporciona para o agronegócio? Boa leitura!
Não é segredo que a tecnologia vem ajudando a humanidade há anos, e no campo do agronegócio, alguns dos muitos benefícios gerados são:
Muito já se falou de como a tecnologia atualizou a realidade do agronegócio, porém onde estão essas mudanças? Alguns dos principais avanços trazidos pela agricultura digital são:
– Melhoramento genético: tornou-se possível produzir geneticamente tubérculos e plantas como batata e mandioca. O organismo é desenvolvido para tornar-se mais resistente a períodos de seca, pragas e doenças a partir de alterações em seu código genético, fazendo-as nascerem assim. Dessa forma, lavouras sujeitas a mudanças extremas de temperatura ou grau de umidade instáveis não correm riscos de perder sua colheita, permitindo que o agricultor tenha um rendimento melhor.
– Detecção de intrusos: doenças, pragas e ervas daninhas são intrusos comuns, mas que podem trazer problemas sérios. Atualmente, é possível analisar a saúde da planta através de imagens hiperespectrais que ilustram a composição química de cada espécie. Assim, é mais fácil diferenciar uma lavoura contaminada de uma lavoura saudável de forma rápida e específica.
– Irrigação: trata-se de ter recursos eficientes para a coleta de informações sobre o solo, disponibilidade de água período por período e demais dados geográficos. Com eles, os agricultores determinam um calendário certo para irrigar suas plantações com a quantidade correta de água, reduzindo gastos e o desperdício.
– Refrigeração: muitas perdas de produtos se dão pelo armazenamento inadequado. Por isso, já há locais onde são comuns instalações de refrigeração em fazendas e caminhões de transporte. Dessa forma, os produtos mais frágeis chegam aos estabelecimentos mais frescos, reduzindo danos financeiros e sendo mais saudáveis.
A Oligos é uma empresa que também tem uma visão de futuro mais saudável, sustentável e verde. Prezamos pelo meio ambiente e adotamos a política de andar em conjunto com a tecnologia para oferecer a melhor solução para o controle de pragas. Há mais de 10 anos, somos referência em práticas de controle biológico com a redução de químicos industriais.
Independentemente do tamanho da lavoura, estamos prontos para integrar soluções seguras, melhorando a saúde das plantas. O que podemos fazer pelo seu cultivo? Conte com uma equipe especializada em biotecnologia e controle de pragas!
Quer saber mais sobre a Oligos e conhecer nossos produtos? Entre em contato com a nossa equipe!
☎Telefone e WhatsApp: (17) 3237-0561 / (17) 3033-2728
📱 Facebook: @oligosbiotec
📲Instagram: @oligosbiotec
Você já conhece o Ácaro Rajado? No conteúdo de hoje, a Oligos Biotec vai te contar tudo sobre o que é, quais as principais características e claro, como fazer o controle. Quer conferir todas ess [...]
O Manejo Integrado de Pragas tem sido muito útil contra ameaças fitossanitárias e na promoção da sustentabilidade da produção agrícola. No nosso país, essas ameaças se encontram cada vez mai [...]
A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) tem gerado muita preocupação aos produtores de milho brasileiros – já que é bem adaptada às condições tropicais do nosso país -, em função dos p [...]