Atualizado em 27 de setembro de 2021 às 10h09
Graças ao avanço da biotecnologia, o mercado biológico continua promissor no ano de 2021. Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Blink Projetos Estratégicos, o setor deve crescer 33%.
De acordo com especialistas, a justificativa para esse desenvolvimento ocorre pelo avanço da demanda do produtor rural e também pelo interesse na busca de práticas cada vez mais sustentáveis no campo.
No entanto, diante de tantas opções, seguir um modelo adequado é um grande desafio para os agricultores.
Por conta disso, para dar uma pequena ajuda, a Oligos traz para você novidades a respeito desse passo tão importante para um agronegócio menos tóxico e que venha reinventar o segmento das plantações, minimizando o impacto ambiental. Confira!
Controle biológico é um fenômeno natural para regulação de populações, tendo como agentes reguladores naturais diversos vírus, bactérias, fungos e predadores com alta eficiência e sem provocar danos ao meio ambiente e respeitando a natureza.
Sua principal característica é não causar danos acumulativos à lavoura ou aos inimigos naturais do alvo do controle.
Ao adotar produtos biológicos na estratégia de manejo e tratos culturais, podemos devolver características ao ambiente que foram sendo perdidas com o uso desenfreado – e muitas vezes sem conhecimento – de moléculas químicas, além de manejos e posicionamentos técnicos errados, ou seja, devolver a chance de outros inimigos naturais poderem agir no meio.
Outra grande vantagem do uso dos fungos entomopatogênicos é que o mesmo não apresenta toxicidade às plantas, mamíferos em geral (incluindo humanos), répteis, aves, anfíbios e peixes que sofrem com os efeitos supostamente atribuídos ao uso exagerado de pesticidas.
Quando planejado corretamente, o controle biológico proporciona grandes vantagens, uma vez que não polui o ambiente e não causa desequilíbrios ecológicos. Vantagens:
Assim auxilia para:
Entre os principais benefícios do controle biológico nas lavouras, está o controle das pragas com a redução do uso de inseticidas químicos, possibilitando eficiência de controle e manejo de resistência aos ingredientes ativos utilizados costumeiramente.
O meio ambiente se beneficia com o uso de produtos biológicos, já que eles não deixam resíduos químicos nas culturas ou ocasionam desequilíbrios. Sendo assim, é possível realizar uma agricultura mais muito mais equilibrada e sustentável.
Além disso, podemos destacar:
Os controladores biológicos podem ser definidos de três maneiras:
Eles podem ser usados em diversas culturas, como: verduras e legumes, frutas, grãos, cana-de-açúcar, entre outros. Eles são divididos em dois tipos: macrobiológicos, que consistem no uso de insetos, ácaros, nematoides e outros inimigos naturais das pragas; e microbiológicos, que se baseiam em vírus, bactérias e fungos.
Os chamados insetos-praga são uma resposta da natureza aos desequilíbrios causados principalmente pela ação do homem. Os produtos de controle biológico aplicados na agricultura permitem o ajuste natural desses desequilíbrios.
A Oligos Biotecnologia defende e propõe o uso mais racional dos recursos naturais para produzir com resultados mais sustentáveis, acreditamos que as moléculas químicas são primordiais para a produção, mas essas devem ser utilizadas de forma consciente e quando realmente necessário, sendo no MIP (Manejo Integrado de Pragas) uma das últimas alternativas de controle.
O MIP tem como objetivo reduzir o uso intensivo de defensivos agrícolas químicos e permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação, promovendo a volta do equilíbrio natural.
Há mais de dez anos, a Oligos vem inovando no setor de bio e agrotecnologia, sendo referência em soluções para o controle de pragas e inimigos naturais em lavouras.
Nossos produtos têm qualidade comprovada e trazem resultados eficientes. Pensou em controle biológico – sem prejudicar o meio ambiente -, pensou Oligos! ?
Conheça nossas soluções!
O Manejo Integrado de Pragas tem sido muito útil contra ameaças fitossanitárias e na promoção da sustentabilidade da produção agrícola. No nosso país, essas ameaças se encontram cada vez mai [...]
O grupo das hortaliças envolve mais de 60 espécies vegetais cultivadas em território nacional e cada uma delas contém seu complexo de pragas. Porém, no Brasil, a biodiversidade e o clima tropical [...]
O pulgão é considerado uma perigosa praga agrícola pelos profissionais do campo. Além de se multiplicarem de forma rápida, existem mais de 1,5 mil espécies de pulgões no mundo. Geralmente, eles [...]